Psicologia - 20/12/2004
Máquina do Tempo





Pare para pensar agora. Como está sua vida ? Você está vivendo no passado, no presente ou no futuro? A felicidade é possível. Sabia que temos uma máquina do tempo instalada em nossa mente? Quando a gente quer ela volta para o passado. Ou então, dá um pulo no futuro. Sonhamos, idealizamos e nada fazemos. Vivemos no plano das idéias!

Algumas pessoas ainda choram por relacionamentos passados, doloridos e sofridos. Vivem no passado. Estão mergulhadas na fantasia e o momento presente passa sem dó ou piedade. O tempo passa! Alguém já conseguiu driblar o tempo? Não! No entanto, você consegue dominar sua mente e a colocação adequada da sua mente no momento atual.

Sua máquina do tempo está desregulada? Se estiver, a possibilidade de recomeço estará descartada. Você não se permite abrir os braços para o momento atual. Ele é o único em que podemos mexer, mudar, fazer e acontecer! Esse momento só dura 24 horas!

Uma mulher de 43 anos me disse: "Não consigo esquecer Fulano.. Eu fiz tudo para ajudá-lo. A raiva me atormenta todos os dias. Ele me traiu, enganou.... " Só que o romance já havia terminado há oito anos. O homem estava vivendo a vida dele e ela estava parada no tempo. Essa mulher precisa mudar o modo de encarar os acontecimentos. Prolongar dores e sofrimentos são sinais evidentes de alerta! Perdeu oito anos de sua vida, pensando num romance que havia terminado. Magoada e cheia de ódio! Se formos traídos, passados para trás, a raiva e a mágoa é até natural. No entanto, temos que saber como lidar com esses sentimentos negativos. Eles não podem morar muito tempo dentro do nosso coração e travar nossa máquina do tempo. Isso pode trazer sérios danos psicológicos à nossa mente! Essa mulher está sabotando a própria felicidade mergulhada no ódio e na auto-comiseração.

A vida é movimento! O movimento é agora! Outras pessoas mergulham no futuro e não vivem seu romance. "Ah, vou terminar, o Fulano não fala em casamento!" Ela adia a vida para o futuro, pensando na probabilidade de casamento que poderá vir ou não. Temos a certeza do que nos acontecerá amanhã? Não!

As vítimas do tsumani estavam na praia descansando e curtindo as férias. Quem poderia imaginar que surgiria uma onda gigante varrendo pessoas, prédios e provocando mortes e tragédias? A vida é incerta!

Você tem que programar a máquina do tempo da sua mente. Ela deve sempre estar regulada no momento presente. Poderá sofrer flutuações que são até naturais: relembrar um encontro amoroso, sentir saudade, fazer planos para o futuro. Isso é uma máquina mental saudável. Às vezes, ela volta para o passado e noutras, dá um pulinho no futuro. No entanto, quando você programa sua máquina do tempo mental somente no passado, é um possível candidato à depressão. Se regular sua máquina do tempo no futuro, um candidato à ansiedade. Se ficar somente ligado no presente, será uma pessoa inconseqüente.

Equilíbrio é a palavra certa! Como diziam nossos avós: "nem muito ao mar, nem muito na terra."Como regular sua máquina do tempo mental? Controlando seus pensamentos. "Não consigo!- disse-me uma cliente.-Fico pensando como eu era feliz com o Fulano há alguns anos. Penso nele o tempo todo... " O controle da nossa mente tem que ser diário. Se a situação passada fica martelando em sua mente e o faz voltar para o passado... mude o pensamento agora! No começo, será dolorido.. sofrido.. Por que? Por que viver no passado, pode ser uma fuga para não lidarmos com o momento atual! Fugimos da realidade procurando nos proteger de mudanças e novos sofrimentos. Só que o passado não volta jamais! Mude seu pensamento ou então mude a ação! Entendeu? Pare de fazer o que está fazendo e faça outra coisa. Telefone para alguém e ouça a história dessa pessoa. Melhore sua concentração! A melhora da concentração é conseguida através das leituras, técnicas de respiração e relaxamento. Concentre-se no que está fazendo! Se está beijando, concentre-se no beijo. Uma senhora bem humorada me disse: "Enquanto faço amor com meu marido, fico imaginando o que vou cozinhar no almoço do dia seguinte!" Sinal de alerta! A vida sexual dessa senhora deve estar lamentável e então ela corre para o futuro. Foge do momento atual em vez de lidar com a situação e tentar resolve-la. Uma mocinha de 19 anos me disse: "Vou para à praia. Quero voltar bronzeada para mostrar para minhas amigas". A máquina do tempo dessa moça está no futuro. Possivelmente não vai curtir a praia. Ficará imaginando a volta e o bronzeado invejável.

Nós somos os responsáveis por nossa felicidade e ela mora em nossa mente.

Vamos regular nossa máquina do tempo para 2005?

Seja feliz agora!


Sandra Cecília

 

Copyright © 2003-2009 Relax Mental
Sandra Cecília / Renato Augusto - Relax Mental - desde 13 de junho de 2003