Relacionamento - 03/09/2004
Magia do Amor




Você está preparado para o Amor? Amar e ser amado?

De repente, aquela sensação de solidão. Parece que está faltando alguma coisa uma energia nova ou vontade de viver. Saiu de um relacionamento sofrido, o tempo passou e você deseja encontrar alguém especial. Ou está sozinho há muito tempo e deseja amar e ser amado.

Algumas vezes, o Amor acontece em nossa vida de forma mágica e súbita. De repente, sua vida muda da água para o vinho. O coração dispara quando encontra o ser amado. As mãos suam e o corpo treme. Sente mais vontade de viver. Como se uma fada madrinha tocasse sua vida com a varinha de condão do amor. Como se Cupido invadisse seu dia a dia rotineiro e dissesse: "Chegou o Amor! Seja feliz!"

Alguém diz:"Estou amando de novo! Não quero mais sofrer e nem me decepcionar!" Amar e ser amado é garantia de felicidade perene? Não. Passaporte para o fim dos problemas? Não. Dizem, que quando se começa a amar, se começa a sofrer. Pode ser.

No entanto, podemos evitar decepções no amor, se cultivarmos o auto-conhecimento. Um homem inseguro e egoísta dificilmente será feliz no amor. O Amor é um estado de espírito! Você precisa estar integrado ao Amor de corpo e alma! Significa estar mais solidário, paciente e tolerante. Ver o outro com os olhos da compreensão e do otimismo. Sair do ego e ter uma vida mais participativa e alegre. A alegria sincera atrai o Amor! Alegria íntima moldada na maturidade daquele que muito sofreu, mas aprendeu!

Você evita decepções no amor, se está com os pés fincados na realidade. Não existem príncipes encantados. Não existe a Amélia, mulher perfeita. Se você procura uma muleta para curar seus problemas de insegurança e baixa auto-estima o seu caso de amor, estará fadado ao fracasso. Não deseja amar, mas deseja alguém que resolva todos os seus problemas.O outro é imperfeito como você e aí? Comparações no amor? Se você veio de um relacionamento sofrido, não compare a experiência dolorosa com a atual "Viu? Não disse? Meu namorado é egoísta que nem o ex. Sou mesmo fadada ao sofrimento!"- diz a moça desiludida. Parou para pensar, porque só atrai homens egoístas ou prepotentes?

Sua vida interior mental e emocional é que atrai as pessoas e os acontecimentos. Se a ferida do relacionamento passado ainda não se curou, não parta logo para um novo amor. Primeiramente, comece uma história de amor consigo mesmo. Amar a si próprio com seus defeitos e qualidades. Fazer um trabalho de auto-aprimoramento. Aprimorando as qualidades, estará mais preparado para amar e ser amado. Algumas pessoas têm muita dificuldade de serem amadas. Não se sentem merecedoras. Quando aparece alguém que as ama, ficam confusas e inseguras: "Ah, não mereço Fulano. Ele é bom demais, muito carinhoso. Isso é muito esquisito!" Se você acha que não merece a felicidade não está preparado para um amor verdadeiro. Se é rígido demais consigo mesmo assim o será com a pessoa amada. Se tem uma vida irregular, emoções instáveis, certamente atrairá um amor complicado.

De repente, alguém me diz: "Puxa, eu me sentia tão bem, tão feliz e apareceu aquela pessoa complicada. Virou minha vida de cabeça para baixo. Não queria amar e estou amando uma pessoa difícil, intolerante. E agora?" Bem, agora a escolha é sua. Vale a pena investir neste relacionamento? Há uma troca entre vocês dois? Apesar dos inúmeros sofrimentos, o saldo ainda é positivo? Então, lute que vocês conseguirão vencer os obstáculos deste relacionamento.

Textos, conselhos e livros de auto-ajuda nem sempre nos ajudam a vivenciar o Amor! Podem orientar, mas a escolha é sua! Você planeja amar uma pessoa mais velha. Deseja se casar ou então quer morar junto.. Aí, a vida lhe prepara uma surpresa! Você se apaixona por alguém bem mais novo ou então que já tem compromisso com alguém. O amor é uma caixa de surpresas. Podemos não saber ao certo o que desejamos de um Amor, mas temos que saber o "que não queremos." Você pode evitar dores e perdas, através do seu comportamento. Seu comportamento você pode controlar!

Grande parte dos sofrimentos de amor derivam das expectativas que nós temos a respeito do outro. Parece que o outro é um espelho onde se reflete nossa imagem. Projetamos nesse espelho, sonhos, frustrações e alegrias. Quando a pessoa não corresponde às nossas expectativas, começamos a sofrer. Vem a decepção. Com a decepção, uma dose extra de frustração. Pronto, aparece a raiva do outro! Porque o outro não é você! Modere suas expectativas. Precisamos da pessoa amada, mas não podemos depender da pessoa amada.

Seja independente, por favor! Você está amando e se sente feliz! Ótimo! No entanto, não faça da pessoa amada o centro da sua vida ou vai sofrer demais! O ser amado também tem outros interesses. Não viva em função desse amor. Só assim viverão o amor de forma madura e consciente.

Dose o ciúme ou pelo menos conviva com ele de forma harmoniosa. Um relacionamento sem ciúme não é bom sinal! Um toque de ciúme aquece a relação. Trabalhe o medo da perda! "E se a pessoa amada morrer?" "E se ela me trair?" "E se me abandonar?" Isso é o futuro! Viva o presente! Se você tiver que passar por uma perda, certamente passará por essa fase. Mas, por que sofrer por antecipação? E se não acontecer? Para viver o amor é preciso ser otimista! Um otimista com os pés no chão!

Não espere uma felicidade perfeita de Contos de Fada! Não espere estar apaixonado todos os dias e todos os momentos! O Amor é como se fosse uma torneira mágica. E nem sempre o gerador dessa água é estável! Às vezes, da torneira jorra água abundante. Noutras, fica seca. Em alguns momentos, a torneira apenas goteja. Mas você sabe que o gerador estará sempre ali enquanto você amar! Em certos momentos, sentirá raiva do ser amado. Noutros, tédio ou frustração. Alguns dias, a paixão virá com força. Instabilidade. Mas a matriz do amor tem que ser estável. E a confiança também! Como disse Vinicius de Moraes: "Que o amor seja eterno enquanto dure!"

Nascemos para Amar! E, para estar preparado para a Magia do Amor é preciso que você se ame muito! Muito mesmo! Depois, ame o outro, os seus pais, os seus parentes, amigos, seu bichinho de estimação, seu planeta, enfim, ame muito! O Amor expandirá sua Aura e fará com que ela fique carismática e positiva. Se você vai sofrer por Amor? Provavelmente sim. No entanto, mesmo com algumas nuances de sofrimento ou decepções viverá as delícias de um amor correspondido!


Sandra Cecília

 

Copyright © 2003-2009 Relax Mental
Sandra Cecília / Renato Augusto - Relax Mental - desde 13 de junho de 2003