Psicologia - 21/04/2006
Sucesso e Fracasso





O Sucesso, no Dicionário Aurélio, é uma ocorrência,acontecimento. Esse acontecimento pode resultar numa ocasião de grande alegria. Bem sucedida pode ser a pessoa que alcança êxito em diversas áreas da sua vida. Resultado de algo muito esperado. Associamos o sucesso com popularidade, êxito, fama e brilho. Como interpreta o sucesso na sua vida? Alegria momentânea causada por um trabalho bem feito, um prêmio, um diploma ou promoção no emprego? Um dos maiores desejos do homem é de ser admirado e apreciado( citação de Dale Carnigie no livro Como fazer amigos e influenciar pessoas). Se lutamos durante algum tempo num esforço árduo para alcançar o sucesso, quando ele vem causa alegria e bem estar.

Será que a alegria momentânea de uma promoção, do aumento de salário, de um elogio ou prêmio é o suficiente para acreditar que somos bem sucedidos? Se precisamos desse reforço para nos sentir bem, quando o sonho não é realizado nos sentimos fracassados. Essa sensação desagradável também pode ser momentânea, dependendo de como reagimos diante dos acontecimentos.

O Sucesso tem que vir de uma sensação interna. O verdadeiro sucesso é estar bem consigo mesmo. Assim, estaremos menos sujeitos às intempéries da vida. Se associarmos nosso valor apenas ao sucesso, viveremos sempre frustrados e invejosos. A pessoa que acredita na própria capacidade é menos susceptível à desaprovação alheia e aos aparentes fracassos. Continua sua caminhada com a certeza de que é capaz. Usa o fracasso aparente apenas como uma bússola. Serve para orientar e delimitar metas.

De acordo com as frustrações, podemos mudar o rumo da nossa história e lutar mais. Às vezes, é necessário uma parada para analisar e refletir sobre nossos sonhos e objetivos.

A competência pode levar à fama, mas nem sempre a fama ou popularidade é sinal de competência. Manter o sucesso a todo custo pode desgastar nossas emoções e comprometer nossa felicidade. O sucesso não pode ser um acontecimento isolado. As ocorrências momentâneas que causam alegria e bem estar passam depressa. Depois, vem o tédio e o esquecimento. Aquilo que permanece são nossos valores pessoais e eles estão acima de qualquer elogio ou crítica. Viver no rumo oscilante da opinião das pessoas pode gerar muita frustração.

O desejo de agradar todo mundo para conseguir aprovação alheia criará um ser falso e infeliz. Conhecer nossas necessidades mais íntimas e verdadeiras é nosso compromisso para obter sucesso na vida.

É muito agradável conquistar um objetivo. Algumas pessoas têm brilho pessoal mas não são consideradas bem sucedidas pela maioria. Vivem felizes, fazem os outros felizes. Cada minuto é aproveitado de maneira sadia e proveitosa. Consideram o sucesso como sinônimo de fraternidade. Perseguem outras metas. São felizes à sua maneira. Cada pessoa tem o seu sonho. Uns associam riqueza à felicidade, outros felicidade no amor, outros fama e popularidade a qualquer custo. Considerando seus valores perenes estará no caminho do sucesso Alguns atingem a meta estipulada e , depois de algum tempo, vem a insatisfação. "Era só isso?"- perguntamos desolados. O ser humano é um eterno insatisfeito. Está sempre à procura de alguma coisa. Faz parte da natureza humana vencer novos desafios.

Você deseja fama e popularidade? Por que? Associa sentimentos bons com a popularidade? É óbvio que ser amado e apreciado traz bem estar. Se você não souber dentro do seu íntimo o que deseja da vida, fatalmente oscilará muito. Um barco sem rumo está menos preparado e mais sujeito às tempestades e ventos fortes. A confiança em si mesmo e num Poder Superior pode nos ajudar a conquistar um sonho.

Quais os caminhos que você deseja seguir para ser feliz? Busque seus valores mais preciosos e persiga seus objetivos mas sem tanta luta. Muita obstinação pode ser apenas teimosa. Cansa e atrai o estress. Quando se gosta do que faz, a persistência tem uma serenidade muito sábia. Há uma certeza grandiosa de que vai atingir a meta almejada. Uma certeza que pode se chamar de fé, auto-estima e plena sensação de fraternidade. Busque a sensação plena do sucesso íntimo, da paz conquistada e merecida. O resto virá por acréscimo.

Não se sinta um fracassado. As lágrimas de hoje, podem ser o motivo da sua alegria amanhã. Pare para pensar e investigue você mesmo. O sucesso tem que estar dentro de você!


"Algumas características que diferenciam as pessoas bem sucedidas das que fracassam :

1-Alame por responsabilidades, não por direitos -
Quem se concentra nos direitos, olha para trás , em vez de para a frente.

2-Aproxime-se de pessoas positivas -
Você vai ajudar a si mesmo a ver as coisas de uma ótica melhor.

3-Faça do presente o momento mais feliz -
Permita que o presente abra para você todas as possibilidades.

4-Descubra maneiras de aliviar o estress -
O que você vai fazer não importa, contanto que cause impacto positivo em sua maneira de pensar e em sua saúde.

5-Não se leve muito a sério -
Muito embora o trabalho seja importante, isso não quer dizer que você deva levar a si mesmo a sério. Mantenha o humor.

6-Levante-se e aja -
Você é a única pessoa no mundo capaz de melhorar sua vida."


Trecho do Livro - A Jornada do Sucesso- John C.Max.well (Editora Mundo Cristão) especialista em treinamento de liderança.


Sandra Cecília

 

Copyright © 2003-2009 Relax Mental
Sandra Cecília / Renato Augusto - Relax Mental - desde 13 de junho de 2003