Relaxamento - 26/06/2006
Saiba sobre o orixá Yemanjá





Orixá significa "o senhor da luz", energia que comanda orixás menores, as falanges, as sub-falanges e assim por diante. Um orixá não baixa ao terreiro, porque sua energia é tão forte que a matéria não suportaria.

" O termo sagrado Iemanjá primitivamente era Yemannyarth. Muito mais tarde fico Yemanjá.

Yemanyarth- Potência Geradora das Almas.
Yemoejá- Ye- Mãe, Omo- Filho, Ejá- Peixe. "Mãe cujo filho são peixes"- A Humanidade surgindo do mar- peixe do sentido de fertilidade- Senhora da Natureza ou Fertilidade- A divina Mãe do Cosmos.
Yemanjá- Princípio das Águas("Águas" como fonte da vida física). o Eterno Feminino, o Princípio Natural ( que atua na Natureza)
Ye- Mãe, Princípio Gerante
Man- O Mar, a Água, Lei das Almas.
Ya- Matriz, Maternidade, Potência Criadora."


Na vibração de Yemanjá, trabalham as caboclas d` água nos terreiros de Umbanda. Sua incorporação nos médiuns é muito suave. Gostam de cantar, benzem os consulentes com água doce ou do mar. Gostam de flores e falam muito pouco. A vibração das caboclas deixa no terreiro uma sensação de leveza e suavidade.

Yemanjá atua na Terra através do ritmo dos oceanos, do magnetismo lunar, atuando nas correntes marítimas. Yemanjá é energia sublime!

Os orixás menores de Yemanjá são:

Cabocla Yara
Cabocla Estrela do Mar
Cabocla do Mar
Cabocla Indayá
Cabocla Inhanssã
Cabocla Nanã-Burucun
Cabocla Oxum.


Orixás menores raramente baixam no terreiro, só o fazem raramente quando encontram médiuns preparados para sua vibração cuja condição evolutiva é superior. Os guias baixam freqüentemente no terreiro , dão passes e consultas.

Guias: Cabocla do Mar, Cabocla 7 luas, Cabocla Jandira, etc. Os guias de Yemanjá também podem se manifestar através de: psicografia, intuição, clarividência, audiência.

Ponto cantado de Yemanjá: "Yemanjá é a Rainha do Mar, Yemanjá é a Rainha do mar ..."

Através do ponto cantado o guia baixa no terreiro e passa sua mensagem de paz, saúde e fraternidade.

Relações da Vibratória de Yemanjá:
Cor: Amarelo. ( observação- alguns autores contestam, dizendo que a cor é azul)

Mantra: Haba
Geometria Sagrada- Reta
Número Sagrado- 2
Signo Zodiacal- Câncer
Astro Regente- Lua
Dia Propício- Segunda-feira.
Elemento- Energia- Água
Metal: Prata
Mineral: Ágata
Essência Volátil Liquída: Verbena
Flor Sagrada: Rosas Brancas
Arcanjo Tutor: Rafael
Chefe de Legião: Cabocla Iara
Exu Guardião Diferenciado: Exu Pomba gira

Os banhos de ervas da vibração de Yemanjá são: pariparoba, folhas e flores de rosa, folhas de avenca, panacéia, folhas e flores de violeta, picão do mato, arruda-fêmea(colhida à noite)- manacá- quitoco.

Muitas pessoas gostam de fazer oferendas para Yemanjá no mar com: perfumes, flores, espelhinhos e pentes. Esse poderoso Orixá precisa dessas oferendas ? Não. Eles estão acima dessas coisas terrenas, mas o que interessa aos orixás são as vibrações das pessoas, as orações e pedidos sinceros. Essa energia atinge o Orixá e todos nós recebemos sua energia poderosa, através de boas vibrações, saúde e paz. Quando você ofertar presentes a Yemanjá não suje a água do mar. Não jogue vidros de perfumes. Abra o vidro e jogue na água o perfume, assim não estará poluindo o mar. Se você gosta de acender velas na areia em homenagem a Yemanjá, limpe os tocos e as borras de cera. Preservando a natureza estará agradando Yemanjá.

Qualquer oferenda tem que ser acompanhada do respeito e de uma singela oração. A obrigação precisa atingir a sutil vibração da falange das águas.

Você não acredita nos orixás? Não tem importância, mas respeite todas as crenças e religiões. Brigar por causa de religião é sinal de ignorância e falta de caridade cristã.

Como saber qual é seu orixá de cabeça? Através do seu signo e da consulta de um guia espiritual que baixa no terreiro. O protetor espiritual que baixa no médium de Umbanda lhe informará qual é o seu orixá. No jogo de búzios também. O jogo de búzios faz parte do Candomblé. Umbanda e Candomblé são duas religiões distintas.

Banhos de purificação: ferva a água e coloque numa vasilha branca de louça, por exemplo. Jogue as ervas limpas e abafe. Deixe amornar , tome seu banho normal e depois jogue a infusão do pescoço para baixo. O banho de rosas brancas relaxa, purifica e também é bom para o amor.

Clicando no link abaixo você terá uma linda visualização para sentir as vibrações de Yemanjá:

Yemanjá, a rainha do mar

Yemanjá
Bibliografia consultada: Umbanda - A Proto-Síntese Cósmica- Terceira Edição Ampliada
Editora Ícone- Francisco Rivas Neto( Mestre Arapiaga)
pág. 333 até 340.
Deseja saber mais sobre Umbanda? Clique no link:

www.umbanda.org





Magnolia Francisca






Sandra Cecília

 

Copyright © 2003-2009 Relax Mental
Sandra Cecília / Renato Augusto - Relax Mental - desde 13 de junho de 2003