Entrevistas - 10/08/2006
Entrevista com Professor Léo Artése





Sabemos que as pessoas estão procurando cada vez mais alternativas espirituais para sua incessante busca da felicidade. Quem já não ouviu falar em Xamanismo? Ou mesmo ouviu falar de Xamãs que benzem e fazem curas? O Xamanismo está ganhando espaço no mundo atual.
E, por esse motivo, iniciamos um diálogo com o Professor Léo Artése, Terapeuta Holístico, Aromaterapeuta e precursor do Movimento Xamânico Universal. É presidente do Centro Eclético Luz Universal Lua Cheia e fundador da Associação Lua Cheia:

- Como você teve seu primeiro contato com o Xamanismo? De que forma você encontrou esse caminho?

No caminho do xamanismo tive muitas paragens. Minha iniciação espiritual aconteceu na infância com meu padrinho de batismo, Cid Toledo, (o Cidão de Xangô) um "mestre" que o Criador pôs em meu caminho. Trabalhamos juntos até hoje. Desde criança participava de cerimônias espirituais. Meu pai era médium de Umbanda e minha mãe era benzedeira. Tinha muitos sonhos iniciáticos e visões. Também estudei artes marciais, yoga, tarot, massagem oriental, acupuntura, aromaterapia. Há uns 20 anos, estudando ervas medicinais, fui aprendendo com erveiros e com viagens ao Brasil e exterior. O xamanismo foi tomando conta de meu ser. Valorizo e honro tudo o que aprendi nas diversas linhas, e as uno, numa única linguagem de amor universal. No reencontro com o Sagrado aprendi a ?Caminhar na Beleza".

Entre muitos encontros destaco a sabedoria dos nativos norte-americanos . Aprendi a compartilhar o Cachimbo Sagrado, o ritual do tabaco e da Tenda do Suor sob a orientação espiritual de Coiote-em Pé, da reserva de Rosebud. Também o encontro com a descendente Cherokee, Donna Talk Leaves e seu marido Mats Áquila. A oportunidade de participar de uma INIPI - A Tenda do Suor com Wallace Black Elk, o Alce Negro, líder dos lakotas. O meu encontro com "Pai Peiote? através do Navajo Melvin. No Peru destaco a amizade com o xamã Mateo Arevolo, da comunidade shipibo de San Francisco de Pucalpa, que realiza sessões de Ayahuasca. Amigo Agustin, curandeiro e estudioso do cacto San Pedro (Wachuma), que organiza grupos de viagem Brasil-Peru para experiências xamânicas em Cuzco, Machu Pichu e na floresta peruana.

Através do estudo das "Plantas de Poder", cheguei ao Centro Eclético Fluente Luz Universal - Santo Daime (Doutrina Xamânica Brasileira), pelas portas da "Comunidade Céu da Montanha" - Mauá- RJ, dirigida na época pelo Padrinho Alex Polari, sob o comando geral do Padrinho Alfredo Gregório de Melo, filho do Padrinho Sebastião.

- A que você atribui o interesse das pessoas pelo Xamanismo? Tem algo a ver com a colocação: ?Os Xamãs foram os primeiros médicos e primeiros magos da humanidade.? Do seu livro: ? O vôo da Águia ? .

O xamanismo vem crescendo, devido às carências da nossa sociedade atual. A falta de sentido de pertencimento, a ausência de rituais, o distanciamento da natureza e de si mesmo ocasionados pela sociedade moderna, são elementos que estão na origem do interesse crescente pelas práticas ancestrais nos últimos anos.

O homem foi se afastando de sua origem sagrada com o correr do tempo, foi crescendo tão desordenadamente, que criou novas doenças, aumentou a miséria, a exclusão, o medo, a insegurança, a fome. Diminuiu a saúde, a qualidade de vida. Só satisfaz uma pequena minoria. A Medicina cresceu, mas cresceram as pestes, as doenças. O mesmo homem que criou toda uma tecnologia para facilitar sua própria vida, hoje não tem tempo para si mesmo, para sua família. Muitos vivem, atualmente, com uma sensação de separação, de isolamento, um sentimento de que deveria existir um sentido maior na vida
Os rápidos resultados, introvisões de profundo significado, o contato com realidades ocultas, a obtenção de autoconhecimento, a busca do poder pessoal, contribuem para o interesse nas práticas. Propicia tranqüilidade, paz, profunda concentração, estimula o bem estar físico, psicológico e espiritual.

O praticante é levado a sair do torpor convencional, através de um chamado interior, ele reconhece os seus limites, vive um confronto existencial que o força a sair de uma zona de conforto, do falso brilho, da alienação. Reforçando a coragem e a determinação, o praticante mobilizado por visões, introvisões e vivências, expande a sua consciência, podendo processar transformações de profundas proporções na sua vida. O xamanismo resgata a relação sagrada do homem com o planeta.

- Pode nos indicar quem são seus mentores espirituais? Há algum espaço especial para este contato?

O xamanismo aparece como um reflexo de um ?Grande Espírito?, que pode ter vários nomes.

O xamanismo que pratico, é o estudo da natureza. É a busca da sabedoria que contém cada folha, em cada vento, em cada pedra, é o estudo do Livro da Natureza. Minha verdade na Criação Divina, o mapa do caminho está escrito em cada vegetal, nas mudanças de estação, nas portas de cada direção cardeal, no movimento dos ventos, nos hábitos e talentos de cada animal, nas gravações de cada pedra, com a iluminação e calor do Sol, nos mistérios das fases da Lua, nas trilhas das Estrelas. E, através da natureza estudar a nossa própria ecologia. A nossa relação com a natureza, com as pessoas, com o nosso trabalho, nossos relacionamentos, nossas emoções.

Para praticar esse xamanismo, você pode ser de qualquer religião, ter a sua própria crença, pois a nossa ligação é com a vida. É a busca da realização do propósito de nossa alma. É resgatar a nossa relação com o sagrado
Independentemente disso, sou cristão, admirador dos ensinos de Buda, Krishna, Lao Tsé, Maomé, Shiva , Davi, Moisés e outros. Acredito que tudo está conectado como uma teia. E também sou fardado da Doutrina Santo Daime, e estudo os ensinos do Mestre Irineu e Padrinho Sebastião, em suas composições astrais.

Quando percebemos a conexão Universal entre nós, todos os que viveram, que estamos todos ligados, conectados, compreendemos que todas as histórias fazem parte da nossa história. A consciência da conexão é vital ao aprendizado da convivência mútua. Ninguém vence sozinho. Todos temos a necessidade de nos conectar com algo fora de nós - com nossos companheiros de caminhada e com algo maior que nós todos. No xamanismo, procuramos aprender com as vozes dos ancestrais, dos velhos, das tradições, das crenças. Esse aprendizado é básico para podermos traçar o mapa de nosso caminho, de acordo com o livre arbítrio.

No bairro do Butantã, em São Paulo - Capital, fundei o "ESPAÇO" . Um "espaço" de bem-estar, espiritualidade, autoconhecimento e possibilidade de conectar-se com o Sagrado do Xamanismo. Ele nasceu com a proposta de realizar estudos que facilitem à Expansão da Consciência. Maiores detalhes no site www.xamanismo.com.br

- Como surgiu a idéia da Associação Lua Cheia? A que se propõe? E como estão suas realizações?

Temos como objetivos, além do desenvolvimento dos trabalhos espirituais, a conservação da diversidade biológica, a convivência harmoniosa entre todos os seres vivos que povoam o Sitio (fauna e flora); a utilização sustentável de seus componentes e a distribuição justa e equilibrada dos recursos advindos deste uso, gerando conhecimentos, maior integração à natureza, expansão da consciência, paz, saúde e bem estar .
Com vistas a promover a ocupação adequada do solo, este Sitio Lua Cheia, tem como objetivo proteger os recursos hídricos, preservar a fauna e a flora existentes e promover atividades de educação ambiental e lazer para a população. O Projeto contempla construir moradias, espaços de vivências, recreação e educação ambiental, um centro cultural e terapêutico e um templo ecumênico.

Nos 200.000 m² de Mata Atlântica do Sítio Lua Cheia, iniciamos nosso projeto para a criação da Eco-Vila Lua Cheia, uma comunidade espiritual, que seja modelo de uma maneira ecologicamente correta de ocupação.

- A atriz Cláudia Rodrigues está se tratando através do Xamanismo. Pode o mesmo curar males físicos, doenças graves e crônicas?

A cura no xamanismo, em essência, é espiritual !
O xamanismo cobre práticas de cura de ancestrais primitivos e indígenas, ao redor do mundo. Os xamãs compreendem, o nexo entre o corpo, alma e mente, num sentido espiritual. O trabalho ritual do xamã tem efeito terapêutico direto. Na cura xamânica procuramos observar os aspectos espirituais e mentais e não somente os físicos.

- Você acredita na reencarnação? Já fez alguma regressão a vidas passadas? Sua identificação natural pela natureza, os elementais, as pedras e animas têm a ver com suas vidas pregressas?

Acredito na reencarnação. Gosto de ver a vida na Terra como a Escola da Vida, onde nós, que somos espíritos, temos a oportunidade de vivenciar uma vida carnal e buscarmos nossa evolução através dos relacionamentos que temos com toda a fonte da vida. Já fiz regressões, nas jornadas xamãnicas isso é comum, e dentro da realidade que acredito, sinto que tudo o que faço tem a ver com os talentos que fui aprendendo nas diversas encarnações, assim como os defeitos também.

- De que forma podemos despertar este poder que está em nós?

É honrado o Criador e todas as suas criaturas, sejam pedras, animais, aves, plantas, peixes, insetos, águas, ventos, etc., que compartilhamos a existência nesta vida. Essa consciência, esse alinhamento com as forças da natureza, transforma-se em poder de cura e expande habilidades psíquicas, através da reconexão com a vida, com o Sagrado, com o mistério da Criação.
O foco das práticas do xamanismo centra-se nos ritmos cíclicos da natureza: nascimento, morte e renascimento, a complementaridade masculino e feminino, o contato pessoal individual com ambiente imediato da terra, com as forças da terra do sol, da lua e das estrelas. Um iniciado é convidado a ,enfrentar suas sombras. Ele enfrenta e vence seus medos : da insanidade, da solidão, do orgulho, da vaidade e dos vícios;da doença, ao passar por mortes em vida
O praticante é levado a sair do torpor convencional, através de um chamado interior, ele reconhece os seus limites, vive um confronto existencial que o força a sair de uma zona de conforto, do falso brilho, da alienação. Reforçando a coragem e a determinação, o praticante mobilizado por visões, introvisões e vivências, expande a sua consciência, podendo processar transformações de profundas proporções na sua vida. O xamanismo resgata a relação sagrada do homem com o planeta

O xamanismo resgata o poder pessoal está em todos nós e que provém do desenvolvimento de nossos próprios dons. Pondo em prática os nossos talentos é que podemos viver a vida com poder e excelência. Podemos ser mais eficientes do que somos como líderes, especialistas, atletas, educadores, religiosos, comerciantes, voluntários, etc. Podemos decidir o modo que nós usaremos a energia que dispomos. Podemos ter equilíbrio entre olhar para dentro e agir para fora quando sabemos quais são os verdadeiros propósitos de nossas vidas.

- Tem algum sonho ou objetivo que ainda não realizou?

Muitos ! Sinto que vou deixar alguns paras as próximas gerações.

- Qual é a atividade que lhe dá maior satisfação pessoal?

Tenho muitas atividades e todas me dão muita satisfação . Gosto de cantar, tocar tambor, conduzir cerimônias, meditar, dar aulas, escrever, ler, filmes, esportes. Também adoro namorar com a Chris, ficar com meus filhos, viajar, e muito de ficar em casa e outros.

- Qual é seu "animal" de poder? Qualquer pessoa pode descobrir qual é seu "animal" de poder? Ele realmente pode ajudar a resolver conflitos e problemas?

Um condutor de práticas xamãnicas pode ter vários animais de poder como auxiliares, para objetivos específicos.Todos nós temos um animal, fazendo parte de nossa Medicina Pessoal. Os Totens, ou animais de poder são uma força que nos ajudam na busca de harmonia. Estão profundamente enraizados na nossa consciência, representando qualidades que necessitamos desenvolver, as lições que devemos aprender, com intuição e humildade, que estão ocultas. Quando evocamos o poder do animal, evocamos a essência da criatura.Aprendendo sobre os aspectos animais de nossa própria natureza, podemos nos conectar com padrões instintivos que guiam o comportamento dos animais e que estão presentes nos seres humanos, como uma fonte inesgotável de sabedoria.
Os animais de poder são manifestações dos poderes arquetípicos ocultos, que estão por trás das transformações humanas. Torna as pessoas com um corpo vigoroso, aumenta a resistência a doenças, a acuidade mental e a autoconfiança.
No xamanismo realizamos uma ritual, com tambor, para que os praticantes se conectem com seu animal, e também deixamos nosso animal aflorar através da ?Dança do Animal?, uma outra forma de evocação, unificando o animal de poder com o dançarino . No xamanismo, os praticantes costumam, também ter as suas canções, para evocar o poder dos animais.

Quando nós invocamos algum animal, chamamos a sabedoria do conjunto das espécies. O simples fato de procurar deliberadamente o seu poder e de incluí-lo em nossa vida pode transformar completamente a nossa maneira de viver. Você não estará chamando espíritos de animais mortos ou vivos, não deve procurar o seu animal de poder fora de você, ele está no seu interior. Ao invocarmos a Águia, invocamos o poder, conhecimento e experiência de todos as águias, da alma coletiva, da essência espiritual do animal que vive na Terra, e no Mundo Espiritual.

- Qual sua cor preferida? Alguma razão para esta preferência?

Verde ! Tenho algumas ; Sou filho de Oxossi, vegetariano, ecologista, palmeirense, tenho os olhos verdes, (he,he)

- Que estilo musical mais aprecia, dentro e fora de sua atuação mediúnica?

Gosto mais de canções nativas / tribais e New Age. Ms também gosto de MPB, musica brasileira de raízes, baladas, etc.

- No seu entendimento, qual a melhor virtude? E o pior defeito?

A maior para mim é : Amar ao próximo e a toda a Criação.
O pior defeito : Cobiça.

- Em suas viagens ou expedições, o que ficou mais marcante em sua vida?

O Criador colocou as quatro raças (brancos, vermelhos, amarelos e negros) em suas respectivas áreas, e aparece para cada povo de diferentes maneiras e caminhos, para trazer beleza e harmonia. Somos filhos da mesma Mãe-Terra e do mesmo Pai Criador. Aquele que desrespeita seus irmãos, ofende o Espírito do Mundo.

- Há algo que lhe deixa estressado ou nervoso?

Quisera ter palavras neste momento, para poder expressar meu sentimento, pelo que, nós humanos temos imposto aos nossos irmãos animais. Tem coisas que a palavra não pode explicar, e transmitir com clareza, o que só pessoas dotadas de especial sensibilidade e elevado grau de amor, podem compreender. Os animais são muito mais que seres irracionais, sem emoções, que tem por missão de vida servir ao homem.

Por séculos os homens, sejam por questões alimentares, religiosas, etc, vêem cometendo uma série de atrocidades com o Mundo Animal, diferentemente das práticas nativas.

Nosso meio ambiente está sendo contaminado por substâncias químicas, chuva ácida, destruição da camada de ozônio, etc. Os desertos estão ganhando mais espaços no Mapa e as florestas menos. Nunca a natureza se revoltou tanto! O mundo tornou-se muito ameaçador. Essas crises ecológicas são os gritos da Mãe-Terra.


Passamos a dar mais atenção às inovações, aos inventos, à tecnologia, o progresso e fomos nos distanciando de nossa conexão com a Terra. Ao longo da história da humanidade, conquistamos a terra, o espaço, a informação. O processo iniciou há 10.000 anos, onde fomos consumindo o planeta, e o saldo negativo foi, e continuam sendo, a extinção de inúmeras espécies animais, vegetais e minerais, superpopulação, poluição de águas e ar, aumento da temperatura global, armas de aniquilação completa, violência e outros.



Convivemos num mundo que impõe um consumismo exacerbado graças a um capitalismo fora de controle. Criamos formas totalmente antinaturais de viver. Já nem podemos tomar Sol à vontade com medo de doenças na pele, não podemos sair na chuva com medo de alagamentos.

Sair de carro é um horror: engarrafamentos, assaltos, violência. Na alimentação, convivemos com agrotóxicos, transgênicos, anabolizantes, coliformes fecais, aditivos químicos, cancerígenos. Um grande assunto são as clonagens.

Aqui no Brasil políticos demagogos e irresponsáveis são coniventes com a destruição do meio ambiente, na própria Amazônia. As pessoas começam a ter más notícias, a partir do momento que acordam ligando seus rádios ou suas tvs.Depois quando lêem jornais. No caminho de suas casas para o trabalho e vice-e-versa, as más notícias são visuais : crianças nas esquinas pedindo esmolas, cheirando cola. Roubos, violência, prostituição.

A tecnologia que deveria dar ao homem mais tempo para o lazer e convívio com a família o tem escravizado ainda mais. Os celulares não respeitam nem a hora do almoço. A Internet e os computadores pessoais levam pessoas a trabalharem depois do expediente e nos finais-de-semana. Parece que caímos num abismo sem solução.

- Teria uma solução ou alternativa para acabar com a violência urbana?

Atualmente,as grandes cidades não oferecem e muito pouco demonstram poder oferecer no futuro, em qualidade de vida. Sinto que o grande passo é que possamos viver mais próximo à natureza, para ganhar em ar, água, alimentação e , principalmente, paz.

Muita coisa precisa ser revista, mas, acredito que a grande solução para o futuro é o homem/mulher partirem para pequenas comunidades auto-sustentáveis. A intenção de ter uma vida comunitária, que seja com um pequeno grupo ou multidão, evoca a abertura para nossa consciência mostrar seus tesouros.Quando estamos juntos, temos uma capacidade muito maior de coletar jóias ocultas de nossas próprias vidas. Juntos é possível encarar mais honestamente e corajosamente o que devemos eliminar na nossa vida.Existem tipos de pessoas que não fazem a menor idéia do que está acontecendo em seus próprios mundos pessoais. Eu faço parte de um grupo que acredita que podemos criar um novo planeta. É o momento apropriado para explorarmos o Universo que existe dentro de cada um de nós. Uma boa oportunidade para conduzirmos nossas vidas.

- Que futuro podemos esperar para nosso país?

Faço parte do time dos otimistas. Sinto que o povo brasileiro pode mudar, através do voto. O Futuro depende de nós que votamos. Vão aqui algumas sugestões : ?Torne-se consciente, não só com informações, mas com ações, hábitos e comportamentos ecologicamente corretos. Passe-os como valores para a sua família. Ao votar em qualquer candidato, conheça suas intenções com relação ao meio ambiente. Torne-se um cidadão apto para decidir por aquele que atue na realidade socioambiental, de um modo comprometido com a vida e com o bem estar da sociedade.
Que essa corrente de consciência se expanda cada vez mais na linha da Luz, para que possamos influenciar na paz, os líderes e governantes desse Planeta".


- Professor Leo Artese, gostaria que o senhor nos deixasse um recado para os nossos internautas, que acompanham seu trabalho como Professor e Terapeuta Holístico. Aceite o nosso sincero MUITO OBRIGADO!

Não me considero nenhum enviado especial do Cosmos. Sou um homem que procuro corrigir meus defeitos através de ferramentas espirituais de autoconhecimento,de expansão da consciência e cura, que encontrei na minha busca. Sou um companheiro de viagem, que ajudo a despertar a beleza e a consciência do que, no fundo as pessoas já possuem, usando o meu amor e compartilhando ensinamentos que transformaram a minha vida.

Fico feliz em poder compartilhar de caminhos pelos quais eu sigo,e que dão sentido à minha vida. Também quero deixar claro que não represento nenhuma tradição. Meu vôo no xamanismo é solo. Dou acesso, a um conhecimento que transformou minha vida. E tenho visto também transformar a vida de muitos.

No xamanismo busco minha verdade na Criação Divina, o mapa do caminho está escrito em cada vegetal, nas mudanças de estação, nas portas de cada direção cardeal, no movimento dos ventos, nos hábitos e talentos de cada animal, nas gravações de cada pedra, com a iluminação e o calor do Sol, nas fases da Lua , nas trilhas das estrelas. Harmonizar com a Criação, para poder alcançar o Criador.
Parto da crença que o verdadeiro poder está dentro de cada um de nós. Ele provém do desenvolvimento de nossos próprios dons. Pode ser chamado de Eu Superior, Cristo Interno, Kundalini, Poder Mental, etc. O mais importante é reconhecer a Centelha Divina que cada um de nós possui por herança natural e saber como acessá-la.
Entender que qualquer que seja o caminho espiritual escolhido, é preciso confiar, ter fé, entregar-se para poder integrar-se. Não temer a desilusão, pois a desilusão vem com a verdade. Acreditar que existe um Poder Superior que governa a lei de causa e efeito, e aquele que busca a verdade com o coração aberto e a mente limpa, pode até cair, mas jamais ficará no chão.

Acredito que reconhecimento do Caminho da Verdade vem da expansão de nossa consciência, de nossas experiências pessoais, de nossos relacionamentos.Levanto a bandeira do "Xamanismo Universal", onde são possíveis as alianças espirituais entre os diversos sistemas de crenças. O entendimento de que "Tudo é Sagrado", permite-nos à unificação na corrente universal da beleza, da paz, do amor incondicional, da saúde do corpo e da mente.

Harmonia - Amor - Paz e Luz
Léo Artése

www.xamanismo.com.br



Sandra Cecília

 

Copyright © 2003-2009 Relax Mental
Sandra Cecília / Renato Augusto - Relax Mental - desde 13 de junho de 2003