Cantinho da Leitura - 12/09/2006
Crônica - Mau humor





O mau humor deveria ser erradicado da face da Terra. Se você acordou de mau humor não abra a boca. Se for possível fique quietinho dentro do seu quarto, pensando sobre a vida. Não há nada tão contagiante como o mau humor. Sua energia negativa de orgulho, pessimismo e egoísmo contamina a todas as pessoas. 

Imagine um ambiente onde as pessoas conversam sobre um assunto agradável. A conversa corre solta e, em cada rosto, um sorriso. De repente, entra uma criatura mal humorada. Ela não precisa abrir a boca. Todos percebem a nuvem negativa estampada no cenho carregado. O rosto carrancudo, o olhar faiscante, os gestos e a expressão dura do rosto. É como se entrasse um raio fulminante dentro daquele ambiente. 

Mal estar. Sensação desconfortável. Se a pessoa mal humorada começa a se queixar, então, é muito constrangedor. Os mal humorados hipocondríacos são os piores. Queixam-se de dores, doenças e cacoetes. Desfilam com uma rapidez surpreendente todos as suas doenças. Não! Jamais contrarie um hipocondríaco dizendo que ele está com saúde. Fará um inimigo feroz! Ele acredita piamente no seu mal incurável. Sua mente pulula nos inúmeros sintomas que acometem todos os seus órgãos. Se for uma mulher, sua bolsa terá todos os tipos de remédio: remédio para cólica, para azia, dor de estômago, cólica de rins e por aí vai... Se for um homem, a hipocondria estará estampada em seu rosto sério e de ar abatido.

O mal humorado paranóico é o eterno sofredor. A vida para essa criatura é muito malvada. Todos estão contra ele. Como ele sofre! E desfia seu rosário de lamentações. Ninguém o compreende. Não tente melhorar o ânimo do mal humorado paranóico. Muito perigoso! Não diga que as coisas vão melhorar e que as pessoas o adoram. Terá que aturar seu ar grave e a censura imediata: "Sempre ajudei todas as pessoas, desde a minha sogra até o vizinho chato. Todos falam de mim. A humanidade é malvada!" - ele sustentará a todo custo sua teoria paranóica.

Mulher mal humorada é muito difícil de se aturar. Elas ficam mal humoradas antes da menstruação, quando estão menstruadas e também depois do ciclo. Conclusão: se você tiver sorte, num dia qualquer, poderá encontrá-la sorridente e disposta. Se a mulher mal humorada estiver no período da tensão pré- menstrual fique longe dela. Não fale! Não se queixe! Corre o risco de ver um prato voando em sua direção! Não tente agradá-la! Ela vai chorar em seus ombros. Gritará com seu cachorro, reclamará que você não ajuda em nada e não a leva para passear. As mulheres mal humoradas geralmente continuam assim para o resto das suas vidas. Bem, a não ser que conheçam um homem tão maravilhoso quanto eu e vivam uma história plena de amor! Sem exageros, as mulheres são mais sujeitas a mudanças de humor, por causa de seus hormônios. O que se pode fazer? Cuidar da saúde e saber viver. 

A gente pode e deve sempre manter sob controle nossas emoções. No entanto, os estímulos exteriores são muitos. A grande maioria desses estímulos incluem obstáculos grandes e os pequenos. Li algo que me marcou muito: "O que me aborreceu não foram as grandes tragédias, mas as alfinetadas do dia a dia." Pois é! Uma batida de carro na segunda, o patrão nervoso na terça-feira e a descoberta de que sua conta no especial está estourando. Ou melhor: a notícia de que está desempregado. Ou muito pior: sua sogra se mudará para sua casa. Já pensou? Você conseguiria manter o humor com essa notícia? Eu não!

No entanto, morro de vergonha quando vejo pessoas que tinham tudo para serem infelizes, mal humoradas e vivem sorrindo! O que será que elas têm que eu não tenho? Ora, bolas! São anjos caídos do céu? Tem sangue de barata? Dão uma martelada no dedo e não falam palavrão? Sei lá. Há alguma coisa que faz com que levem a vida com mais sabor e alegria. Um dia, aprenderei mais sobre isso. Dalai Lama disse que as pessoas são infelizes porque prestam mais atenção naquilo que lhes falta do que naquilo que elas têm de bom. Como não conseguimos ter tudo, viveremos sempre felizes e de humor instável. Azar nosso!

Qual a causa do mau humor? Cansaço, estress, orgulho, melindre acentuado e egoísmo também. As pessoas amorosas raramente ficam de mau humor. Quando estão mal humoradas ficam em silêncio para não aborrecer ou magoar as outras. Mau humor freqüente é sinal de perigo para sua saúde física e emocional! Sinal vermelho! Mau humor também pode ser um dos sintomas de uma doença psíquica chamada distimia. Bem, isso é lá com os psicólogos e psiquiatras.
Completo minha crônica com um trechinho de uma mensagem de André Luiz, psicografada por Chico Xavier:

" Se você amanhece de mau humor, antes que o flagelo se instale de todo na sua cabeça e na sua voz, comece o dia rogando à Divina Bondade o socorro providencial de uma laringite."

João Hardware


Sandra Cecília

 

Copyright © 2003-2009 Relax Mental
Sandra Cecília / Renato Augusto - Relax Mental - desde 13 de junho de 2003