Psicologia - 08/01/2007
Como você usa sua mente?






"O pensamento é o poder de formular conceitos." -Dicionário Aurélio- Editora Nova Fronteira.

O cérebro capta os pensamentos, mas eles são criados na área mais importante da sua alma: seu espírito, sua mente. Sua mente é eterna, é a manifestação do seu espírito.

O cérebro é um instrumento físico onde são criados os pensamentos. Pensamento é onda energética.

Como você pensa ? No que pensa o dia todo? Sua mente está focada em qual período? Presente , passado ou futuro?

É necessário uma conexão equilibrada no pensar, sentir e agir. Se não houver uma conexão adequada entre pensamentos e sentimentos, a insatisfação pessoal será constante.

Se o que você pensar não estiver de acordo com a sua forma de agir, seu corpo começará a sofrer. Poderão vir achaques, doenças psicológicas, problemas físicos ou emocionais. Pensar, agir e sentir de forma harmonica é saúde mental e física.

Como usar bem seu tempo mental? Não é fácil, ter a medida exata de como viver pensando de forma correta. O pensamento pode ser contaminado por estímulos externos como: rádio, tv, comentários de outras pessoas e também energias espirituais. O que são energias espirituais? Se você pensa no Bem , imediatamente atrairá para sua faixa de sintonia atual, espíritos ou energias ligadas ao Bem. Energias de encarnados( pessoas vivas) e de desencarnados( pessoas falecidas).

De acordo com a teoria reencarnacionista, o espírito sobrevive à morte. Depois que morremos , nossa matéria se decompõe, mas o espírito continua vivendo. Ele tem consciência de si e estará numa dimensão de acordo com sua evolução espiritual e sua maneira de pensar e agir. Ninguém se torna santo só, porque morreu.

 Precisamos estar atentos e vigilantes em relação aos nossos processos mentais. Quase impossível refrear a mente, não? Quanto tempo você fica sem pensar em nada? Já refletiu sobre isso? Através da yoga , você aprende a relaxar a mente através da respiração e assim limpar os pensamentos. Depois de alguns exercícios, conseguorá livrar a mente de energias intrusas e maus pensamentos.

 Procure reavaliar sua vida de acordo com seu tempo mental. Reflita! O que pensou quando estava no seu trabalho? Pensava exatamente naquilo que estava fazendo? Ou sua mente voou para algum problema e ficou desconcentrado a maior parte do tempo? Como está sua capacidade de se concentrar no momento presente?

Sua mente também precisa de disciplina.

Uma mente desorientada pode transtornar sua vida e desiquilibrar suas emoções. Quando suas emoções estão sem controle, os pensamentos também estão.

Temos o controle absoluto dos pensamentos? Podemos ter, mas nem sempre temos. Somos influenciados diariamente. Ondas de pensamentos intrusos podem contaminar nossa mente como: mensagens subliminares, propaganda, mídia, rádio, televisão, opinião dos outros, críticas. Tudo isso interfere na maneira de pensar.

Mas você é o piloto da sua mente. No entanto, não deve domá-la como um touro. Isso é repressão. Deve aprender a controlá-la através da meditação e limpeza dos pensamentos.

Em sua maioria, seus pensamentos são positivos? Como reage sua forma de pensar quando é contrariado e as coisas não saem como planeja?

A forma distorcida de de pensar sobre os acontecimentos do dia a dia pode transformar seu dia a dia num momento infeliz ou não. Depende de você a sua capacidade de pensar positivo.

Atitudes positivas são ações que estão de acordo com a Harmonia e o equilíbrio do Universo. Quando desrespeitamos essas leis universais de Harmonia, nossa mente sofre.

Comportamentos positivos nascem da mente que sabe pensar e afasta as idéias negativas de: ódio, pessimismo, auto-comiseração, vingança, egoísmo.

Pensar no Bem mas não agir de acordo com o Bem, é infrutífero.

O tempo passa de acordo com os momentos que você vive! Quando espera por alguma coisa, o tempo se arrasta. Se você está aflito ou desesperado, o tempo parece não passar. Se está alegre, o tempo passa rapidamente.

Isso decorre da percepção que tem da vida, das coisas e dos acontecimentos. Procure relembrar quanto tempo você passou pensando nos seus desafetos e inimigos. Quando pensa na mágoa , no ressentimento, nas lembranças ruins desencadeia ondas afins. Pronto, já focou a mente em energias negativas. E, certamente, virá um séquito de ondas mentais de acordo com o que está pensando.

Como é sua conversa no telefone, na rua ou no encontro com os amigos? Quais os assuntos que você prefere conversar? Pode ser aquilo em que você pensa com certa regularidade.

Conheço uma senhora muito boa, mas quando conversa com as pessoas, está sempre focada em doenças e assuntos trágicos. Atrairá pessoas doentes, energias malsãs e um círculo pesado de energias que paralisarão sua vida, mais cedo ou mais tarde. Não usufrui de toda sua capacidade mental, porque só pensa em doenças.

Algumas pessoas têm pensamentos de raiva sobre alguém ,mas quando estão com essas pessoas disfarçam e sorriem. Falta assertividade! Agir de acordo com seus pensamentos. A vida exige educação e formalidade. E nem sempre estamos com quem gostamos, nem sempre podemos expressar corretamente nossos pensamentos. Não falo de hipocrisia, mas de saber exatamente o momento de se expressar o que se pensa sem ferir ou magoar ninguém.

 Pensamentos são ondas energéticas que atingem outras mentes.

Se você quer ser uma pessoa feliz e bem sucedida, tente controlar seus pensamentos. Aprenda um pouco de meditação para evitar o estress e a ansiedade. E, também evitar o pensamento centrado no passado ou no futuro . Você precisa estar com a mente no aqui e agora!

A mente é sábia. Quando estamos com um interlocutor desinteressante ou desagradável o que acontece com nossa mente? Ela vai para outro lugar e você se distrai. De repente, você ouve alguém perguntando: "- Hei, não está prestando atenção no que estou falando?"

São recursos que nossa mente dispõe para afastar energias negativas e pessoas desagradáveis. No entanto, se a sua mente sempre está longe do local e da tarefa que está executando, fique alerta!É uma pessoa distraída ou insatisfeita. Precisa conectar a mente ao momento atual e fazer o que gosta. E se não tiver remédio, gostar daquilo que faz.

Aprenda concentração. Pessoas muito ansiosas e que fazem muitas coisas ao mesmo tempo, podem sofrer de distração. Começam muitas atividades e não terminam nenhuma.

Seja uma pessoa assertiva. Não tente agradar a todo mundo, porque vai se frustrar quando ouvir críticas. Seja sempre você mesmo! Mantenha o equilíbrio no pensar, sentir e agir.

Observe ! Isso acontece com você?

Pensamentos repetitivos ou aflitivos. Pensa sempre que podem ocorrer tragédias com parentes ou amigos. Pensou mal, sentiu medo ou pânico. Pode ser um sintoma psicológico. Observe e se esse medo frequente incomodar ou paralisar sua vida, prejudicando seu trabalho ou seus relacionamentos pessoais, procure um profissional.

Na depressão, os pensamentos podem ser lentos ou muito acelerados. Os pensamentos são sempre negativos ou destrutivos. Falta a concentração. Procure um profissional. Não tente controlar esses pensamentos sozinho. Deve procurar apoio psicológico se tiver com sintomas depressivos.

Pensamento acelerado demais: pode ocasionar fadiga mental ou ansiedade. O distúrbio bipolar, na fase de mania, tem esse tipo de sintoma. No entanto, se for um sintoma isolado pode apenas representar fadiga mental ou estress.

Quando sentir que seu pensamento anda desconectado das suas ações, procure fazer uma prece. Fazer uma prece é invocar um poder superior a você. Pode ser um santo, um orixá, ou mesmo nosso Pai Criador. A prece facilita o contato com ondas pensamento de energias mais sublimes.

Como não somos perfeitos somos instáveis na maneira de pensar. Isso não significa necessariamente que está com algum problema mental ou psicológico.

No entanto, sua qualidade de vida, será bem melhor, se souber controlar seus pensamentos e disciplinar suas emoções.

Seja feliz!


Sandra Cecília

 

Copyright © 2003-2009 Relax Mental
Sandra Cecília / Renato Augusto - Relax Mental - desde 13 de junho de 2003