Psicologia - 12/08/2007
A música e uma vida feliz!





A música pode lhe ajudar a obter felicidade. Já teve aulas de teoria musical? Não? Não tem importância. Basta ter ouvidos para ouvir.

Prestando atenção na música saberá exatamente como está o seu estado emocional. Ela dá pistas seguras da saúde mental. Sem um mínimo de paz na mente não há sucesso e, nem , muito menos, felicidade. Atribuo o sucesso- um sucesso mais espiritual- a um conjunto de condições que trazem êxito e bem estar.

Se você não tem o costume de ouvir música, mude agora. Reserve alguns minutos da sua rotina diária para ouvir música. Seu ouvido espiritual é mais seletivo do que o material. Sua essência espiritual pedirá exatamente a vibração musical que lhe trará ânimo e saúde.

Sem ritmo você também não conseguirá caminhar pela vida. O que é ritmo? "Movimento ou ruído que se repete no tempo, a intervalos regulares, com acentos fortes e fracos."- do dicionário Aurélio. A cadência do ritmo fala muito da música. Tudo no seu organismo obedece a um ciclo e ao ritmo. Seu coração trabalha com ritmo. A circulação sanguínea. Estômago. Intestino. Quando um órgão sai do ritmo , você sente dor ou desconforto. A doença pode estar à espreita.

Com que ritmo você leva sua vida? É preciso equilíbrio. Então, falamos da harmonia musical, da combinação harmoniosa de sons e ritmos. Se você toca algum instrumento musical percebe quando está fora do compasso.

Seu ritmo pessoal precisa da sabedoria da paciência.

A música fala da sua vida.

Em primeiro lugar, descubra seu ritmo pessoal. Ele é associado à disciplina com que você atua na vida. Cada um tem o seu. No trabalho. No relacionamento. Nos pensamentos. Não se compare com os outros.

Eu não consigo trabalhar sob o ritmo da pressa. Parece que a pressa descontrola meu sistema nervoso.

E você? Que tal uma semana de teste para você descobrir como é seu ritmo, a sintonia e a concentração.

Para ouvir música você precisa de concentração. Uma concentração relaxada, mas é concentração. Estar atento.

A concentração é muito fraca nas pessoas ansiosas ou deprimidas. Quando elas estão fazendo alguma coisa, pulam para o passado ou fogem para o futuro. Isso compromete todo o trabalho e a vida pessoal.

Uma pessoa deprimida não consegue se concentrar em nada e fica com a rotina pessoal prejudicada.

Uma pessoa ansiosa faz tudo às cegas. Não percebe o que está à sua volta por causa do medo. Ansiedade é medo intenso do que pode ocorrer de negativo. É falta de fé em si mesmo e em Deus.

A vida só tem vinte e quatro horas.

Nada mais do que isso! Quanto mais concentrado estiver em determinado momento ou praticando alguma ação, mais serão as chances de ser bem sucedido.

Na música , todas as notas cumprem um papel. Nenhuma é mais importante do que a outra. No entanto, se uma nota estiver fora de ritmo e de compasso comprometerá o som.

Quer ser bem sucedido na vida? Tem que aprender a se relacionar bem com as pessoas. O refinamento pessoal e a educação ajudam muito, mas só isso não basta. É preciso uma boa dose de auto-estima. Sem ela, será um joguete dos outros. Sem a confiança em si, qualquer reprovação alheia será o seu fracasso pessoal. A generosidade e o amor no coração solucionarão boa parte dos seus problemas de relacionamento.


Qualquer função exige de você ritmo, concentração e atenção! As pessoas bem sucedidas obtém prazer em quase tudo o que fazem. Faça o mesmo! Não fique esperando por uma missão importante para ser bem sucedido. Faça o que tem que fazer já e bem feito! E você será um sucesso!

Uma dona de casa que cumpre sua função com amor , atenção e ritmo, é bem sucedida. Precisa estar atenta! Concentrada!
Compor uma música é uma questão de sensibilidade e capricho. Se na sua vida não tiver sensibilidade , jamais fará algo que vale a pena. Sensibilidade é a percepção de vibrações sutis no dia a dia. É perceber a magia da vida, na rotina pessoal.

Em qualquer trabalho, na sua casa, na rua, a sensibilidade tem que estar à flor da pele. Sem capricho, duvide que realize alguma coisa! Ter capricho é esmerar-se. Dar o melhor de si. Comportamento das pessoas que têm um objetivo em mente. Sensibilidade é uma coisa. Melindre exagerado é outra.

Um compositor está atento aos detalhes, mas sem exagero. Se houver exagero , jamais terminará sua obra musical.

Na vida também funcionamos assim.


Ouvir música é sentir dentro da alma. Trazer para fora o que ela tem de mais belo! As pessoas andam correndo muito e têm medo de sentir. O medo de conhecer a sua essência leva ao sofrimento. Autoconhecimento.

Obstinação é o que tem um compositor quando passa a música para a partitura. Enquanto ele não consegue o resultado desejado, não abandona o trabalho. Seja obstinado e, não , teimoso. A teimosia só provoca irritabilidade. Nada constrói. É irmã do orgulho. Pertence às almas infantis e inseguras.

Quando um cantor interpreta uma música precisa estar atento ao tom. Orquestra e intérprete precisam estar afinados. Adaptar o tom adequado à voz e ao instrumento musical.

Você precisa de adaptação para se conduzir na vida. Porque nem sempre tudo será como você deseja ou sonhou. Flexibilidade. Versatilidade.

Você é uma pessoa afinada?Como está sua voz ultimamente? O grito é sinal de descontrole. Precisa gritar para que as pessoas lhe ouvirem? Sua voz é esganiçada, rouca ou baixa demais? Trabalhe esse detalhe.

Uma voz no seu ritmo pessoal será agradável. Não grite! Silencie, às vezes. Falar apressadamente sem ouvir o interlocutor é sinal de falta de bom senso. Por que tem dificuldade de ouvir o outro? A fala é comunicação. A fala estimula o dom da audição. Mesmo aqueles que não possuem voz podem falar. Falar com os gestos. Falar com o coração.

A música precisa de um instrumento para se expressar! Na sua vida, qual é seu instrumento? Como você se conduz na vida? Às cegas? Como deseja que as pessoas prestem atenção em você? Dá atenção ao seu organismo, à sua mente e ao seu coração?





Algumas pessoas se expressam na vida pelo amor que têm no coração. Outras , pela ambição. Outros, pela ternura. Outras, pelos sonhos. Seu modelo de vida não pode se expressar por sentimentos egoístas.

Quando alguém quer compor uma música precisa imaginar.

Como está sua imaginação? Estática? Sem criatividade , jamais irá a lugar nenhum. Estimule a faculdade de imaginar. Sonhar. A inspiração surgirá a qualquer momento. Criar! Fantasiar!

Homens sem sonhos são amargos e tristes. Pessoas que sonham muito e nada fazem caem nas armadilhas da ilusão.
Captou a mensagem da música? Já prestou atenção em alguém tocando piano? Ou qualquer instrumento musical? A pessoa se eleva. Sobe nas alturas. Extrai prazer. Prazer incomum que está em outras esferas.

Como está sua capacidade de extrair prazer da vida? Você só sente prazer quando está fazendo amor? Quando está com dinheiro no bolso? Quando está em evidência? Então, nada sabe da vida e , nem do prazer.

Quer aprender sobre o prazer? Observe um bebê brincando. Ele brinca. Ele é. Ele está. Somente isso.

A capacidade de sentir prazer na vida sem exigências ou questionamentos é o que é mais lindo no seu lado instintivo.

Música é movimento. Como você se move? Com elegância? Aos trancos e barrancos? Parece um autômato? Conduz seu corpo como um fardo? Vive parado pensando nas falhas e no seu sofrimento? Movimento é mudança. Mudança é evolução!

Reflexão na próxima semana. Vou enxugar o texto para você:

Ritmo

Atenção

Prazer

Compasso

Vibração

Adaptação

Harmonia

Obstinação

Sentir

Movimento


Sua alma é musical!

Seja feliz!

Obs: Música mid: One Man s Dream -Yanni.


Sandra Cecília

 

Copyright © 2003-2009 Relax Mental
Sandra Cecília / Renato Augusto - Relax Mental - desde 13 de junho de 2003