Psicologia - 01/11/2007
A verdadeira vocação e o sucesso





Você sabe a diferença entre aptidão e interesse? Aptidão é quando você tem facilidade em alguma tarefa. Um dom. Algumas pessoas têm aptidão para cálculos, outras para matérias abstratas. Geralmente, quando você tem facilidade em alguma área específica pode ser que tenha interesse também. Ou seria o contrário? A aptidão surge do interesse? É variável.

Maria sempre gostou de biologia, mas não tinha facilidade para aprender a matéria. Ela se esforçava muito para memorizar os textos, mas não conseguia. No entanto, tinha grande habilidade para escrever. Aos 18 anos, decidiu estudar na Faculdade de Ciências e Letras.Formou-se em Letras e é professora. Nas horas vagas, lê tudo sobre biologia. Observar a natureza é seu hobby. Maria está feliz assim.

Como encontrar a verdadeira vocação? Seu dom natural. E, além disso, obter sucesso naquilo que faz. Nem sempre a aptidão e uma boa remuneração financeira vem juntas. Há um longo caminho a percorrer para obter reconhecimento.

O mercado de trabalho está muito concorrido. Conheço advogados que são balconistas. Uma assistente social que abriu uma loja. Uma psicóloga que decidiu estudar Direito. Quando o campo de trabalho não está convidativo é comum a escolha de profissões alternativas. E, nem sempre, a pessoa consegue viver integralmente sua aptidão.

Sua verdadeira vocação é um dom inato. Alguns pesquisadores afirmam que é genético. Às vezes, nem sempre. Numa família formada de um médico, esposa e dois filhos, os dois rapazes estudaram medicina também. Conheço um médico pediatra que tem paixão por Matemática. Conheço um médico que formou o filho em Arquitetura.

Não se preocupe! Você pode gostar e ter aptidão para várias atividades. Atualmente, a versatilidade ajuda bastante na busca do êxito profissional. Criatividade. Coragem. Persistência. Teimosia não. Teimosia é quando você sabe que não está seguindo o caminho ideal para você e teima. Na perseverança, você tem a certeza de que nasceu para aquilo e persevera até conseguir.

Grande maioria dos escritores brasileiros de sucesso percorreram muitos caminhos até conseguir viver da literatura. Alguns ainda lutam muito e ainda não publicaram um livro. Não obteram reconhecimento profissional. Através de um emprego conseguem investir na própria carreira de escritor.

Uma das formas de lutar pela sua vocação é ter um trabalho remunerado que permita o investimento em sua própria capacidade vocacional.

Vocação é dom. Natureza. O que é natural em você. Como saber? Lembre-se da sua infância. O que gostava de fazer quando criança? Às vezes, a infância mostra o verdadeiro dom.

Não corra atrás do sucesso. Corra atrás do seu aperfeiçoamento e tudo virá naturalmente. Sucesso nem sempre é sinal de competência. Amar o que faz é o primeiro caminho para a vitória. Traçar metas a pequeno, médio e longo prazo. Saber diversificar quando algo não sai como planejado. Aprender com os fracassos. Exigir de si mesmo, mas com equilíbrio. Dedicação. Procura de apoio.

Algumas pessoas não vencem na vida porque são tímidas ou sem iniciativa. Tem dificuldade de saber o que desejam da sua vida profissional. Não terminam aquilo que começam. Não sabem pedir ajuda. Vivem isoladas.

O aspecto emocional é muito importante para a vitória profissional. Se a sua mente não está trabalhando bem, dificilmente terá estabilidade. Seja profissional ou financeira. Saiba exatamente o que deseja. Não tenha pressa. Quando a gente faz o que gosta, tudo flui mais fácil.

Jogue fora seus preconceitos. Não coloque limites aonde eles não estão. Idade, raça, status social, podem gerar obstáculos, mas serão vencidos. Não trabalhe de forma pessimista. Sua mente tem que estar positiva. Assim, as idéias ficam mais claras e o raciocínio mais rápido.

Seja humilde! Luiz Gasparetto , educador e psicólogo, informou em seu programa Encontro Marcado:

"Humildade é a verdade!"

Não é se menosprezar ou se humilhar, mas conhecer suas reais capacidades e limites. Sem ilusão. Aquilo que é , é! Aquilo que não é, não é!

Otimismo é uma coisa. Viver na mentira e na fantasia é outra. Desejar sucesso no comércio é uma coisa. Ter aptidão para tal é outra. Se não sabe nada sobre comércio, batalhe e aprenda.

Não acredito no sucesso pautado no egoísmo. Passar por cima das pessoas para obter o que você quer é muito nocivo. A príncipio pode dar certo, mas fatalmente colherá a intenção de prejudicar outrem intencionalmente em nome do seu sucesso.

Um jovem de 26 anos quer ser rico e bem sucedido. No entanto, já abandonou duas faculdades e um bom emprego. Desanima depois de algum tempo. Agora, desolado, procura a psicoterapia para saber porque tudo dá errado em sua vida. A vida não está errada. O jovem estudante é que está desorientado e sem rumo. Falta direção.

A fortaleza psíquica ajuda na batalha pela vitória. Visão objetiva. Capacidade de sínteses. Bom humor. E muito trabalho. Muito mesmo! Tudo o que você vê à sua volta é fruto de idéias , mas muito trabalho.

Nunca fale que está pronto. Há sempre mais a aprender. Saiba ouvir os mais velhos e os experientes. No entanto, separe o comentário positivo do palpite inútil. Vá sempre pela sua cabeça.

Aceite sua inveja. Invejar um colega bem sucedido nem sempre é ruim. Pode incentivá-lo. No entanto, não deseje o que ele tem. Isso vai gerar mais inveja e raiva. Deseje e lute para ter a capacidade que ele adquiriu com esforço próprio. Ele pode ser um modelo ideal para você. Saiba trabalhar os sentimentos negativos. Assim, eles se transformarão em algum produtivo.

Disciplina. Organize seu tempo. Pesquisei várias pessoas bem sucedidas. Descobri que, a maior parte delas é muito ocupada. No entanto, fazem muitas coisas ao mesmo tempo. Sabem delegar tarefas e , também têm organização e capacidade de concentração.

Não se faça de vítima. Não se queixe. Pondere sempre. A vitória está na capacidade de realização e, não , na crítica. Quem somente critica, nada realiza!
Confie em você! Batalhe! Persista!

Se você é realmente talentoso e trabalhador, a vitória é certa, é sua!

Mas o que você quer realmente? Sucesso ? Fama? Ajudar as pessoas? Ser feliz?

O objetivo final é que vai reger sua vida.

Lembre-se que, "o sucesso é ser feliz"- já dizia um grande autor de best-sellers, Roberto Shinyashiki

Completo a frase: O sucesso é ser feliz naquilo que se faz!


Como descobrir a verdadeira vocação:


Testes vocacionais podem ajudar bastante na escolha da sua profissão.

Conversar com uma pessoa bem sucedida na área que você deseja atuar.

Ler sobre o assunto.

Relaxar.

Naturalmente, virá a resposta.


Sonhe bastante! Mentalize! E mãos à obra!





Sandra Cecília

 

Copyright © 2003-2009 Relax Mental
Sandra Cecília / Renato Augusto - Relax Mental - desde 13 de junho de 2003