Relacionamento - 20/03/2008
Discutindo a relação

Qual o melhor lugar para discutir a relação?





Discutir a relação - um tema que tem sido muito abordado principalmente na mídia. Os homens parecem não gostar muito de conversar sobre o relacionamento amoroso. As mulheres nem tanto, mas encontram dificuldade na comunicação com os homens.

É necessário discutir a relação? Acho que sim. Qual o melhor lugar ou o melhor momento para falar sobre o relacionamento?

Alguns casais associam o tema "discutir a relação" com a abordagem de críticas e queixas. As pessoas se fecham quando ouvem críticas. Quanto mais espontânea e positiva a abordagem melhores os efeitos.

Falar sobre as tensões do relacionamento ameniza a ansiedade. Diminui a raiva e o ressentimento. Quando a pessoa amada fica em silêncio durante uma discussão nem sempre significa que houve entendimento e compreensão.

O silêncio pode ser raiva reprimida. Descaso ou mesmo insegurança.

Quando o casal fala sobre seus sentimentos sem ofensas ou críticas muito severas, os resultados podem ser muito positivos. As pessoas se desarmam quando somos gentis e sabemos ouvir o outro. Compreender as reações do outro. Entrar no mundo dele sem criticar.

A compreensão facilita o diálogo. Compreender é ser humilde, aceitar as possíveis falhas do outro. Não significa aceitação passiva mas um instrumento de aproximação entre o casal.

O dia a dia tem sido corrido para homens e mulheres. Alguns casais trabalham fora e, às vezes, nem dá tempo para conversar. Empurram com a barriga o relacionamento. Os dias vão passando e a "sujeira" fica embaixo do tapete. Melhor fugir para uma rotina apressada do que lidar com problemas relacionamento.

Relacionar-se dá trabalho. Seja na família, no trabalho ou no amor. O ser humano é muito complexo. Não há condições de se medir o comportamento do ser humano, suas reações. Você convive com um homem ou mulher durante vinte anos e, um dia, ela tem um comportamento inesperado. Deixa um bilhete e vai embora. Ou pede a separação. São muitos os casos em que a relação vai mal e ninguém se dá conta disso.

O trabalho se transforma numa fuga dos problemas e, por isso, discutir dificuldades de relacionamento é difícil. Pode ser muito desgastante.

Evitar o diálogo pode indicar medo da verdade. Medo da perda. Medo de ouvir críticas.

Vamos trabalhar o tema nas diversas áreas do site Relax Mental:

Esoterismo( Magnólia Francisca)

Sexo ( Pitadas de Charlotte)

Crônicas( Verinha Verdadeira)

Mídia ( Tetê da TV)


O diálogo é uma das formas de resolver os problemas de comunicação entre o casal. Quando as pessoas se fecham, não exteriorizam sentimentos, muitas surpresas desagradáveis podem acontecer.

Leia cada abordagem sobre o tema e tire sua própria conclusão. Clique no link abaixo:

Pitadas da Charlotte: a cama é um bom lugar para discutir a relação?

A bruxinha Magnólia ensina como preparar alguns rituais para atrair um clima positivo entre o casal.

Frustrações, carências e insegurança podem afastar um casal que se ama se não houver maturidade e compreensão.


Sandra Cecília

 

Copyright © 2003-2009 Relax Mental
Sandra Cecília / Renato Augusto - Relax Mental - desde 13 de junho de 2003