Espiritismo - 20/10/2009
Reencarnação




É possível a reencarnação do espírito imediatamente após a sua morte?

Na novela Alma Gemea de autoria de Walcyr Carrasco, a personagem Luna(Liliana Castro) esposa de Rafael( Eduardo Moscovis) é assassinada. Luna ouve os gritos do ser amado e seu retorno ao mundo espiritual é interrompido. Ela volta imediatamente à crosta terrestre reencarnando imediatamente como uma índia de uma tribo indígena do Matogrosso do Sul.

Serena(Priscila Fantini) sente que tem uma missão a cumprir. Procura febrilmente por sua alma gemea, Rafael, um botanico que mora na cidade de Roseiral. Serena tem visões e parte em busca da sua missão: reencontrar sua alma gemea.

Quando os dois se reencontram não se lembram , mas se reconhecem. Existe uma ligação de alma para alma que Rafael não consegue compreender.

Há uma lição a ser aprendida com a reencarnação imediata de Luna como Serena. Ela reencarna com os mesmos atributos morais de Luna: simplicidade e delicadeza. No entanto, na atual encarnação seus dons para a música não se manifestam de modo ostensivo. Serena tem uma vaga sensação ao ver o piano no escritório de Rafael, mas não consegue tocá-lo.

Essa história é um aprendizado sobre Reencarnação, o Bem e o Mal. E, também , a Lei de Causa e Efeito. Se plantamos o Bem, colhemos o Bem. Se plantamos o Mal , colhemos o Mal.

Serena reencarnou imediatamente com uma missão muito bonita. Adelaide(Walderez de Barros), avó de Luna, a reconhece no corpo de Serena. Mulher estudiosa, intuitiva e sensível tudo fará para alertar Rafael das maldades de Cristina( Flávia Alessandra) e Débora (Ana Lúcia Torre). No entanto, Rafael lutará bastante para ser feliz. Ainda não merece tal felicidade ao lado de Serena. O orgulho de Rafael o afastará da sua amada por algum tempo. Ele precisa aceitar a nova encarnação de Luna, tal qual ela é: simples, natural, apenas uma índia. Não sabe usar sapatos de salto e, nem, muito menos comer à mesa. Rafael quer a Luna do passado de volta; a bailarina, a mulher de hábitos requintados.

A finalidade da reencarnação é o aprendizado e a evolução. Geralmente, somos atraídos para reencarnar em lares onde estão afetos e desafetos de vidas passadas. Dessa maneira, o véu do esquecimento facilita o convívio entre os espíritos envolvidos. Como conviver com uma pessoa que você sabe que o matou em vidas passadas? Muito difícil.

Serena é um caso especial. Devido à sua reencarnação imediata seu períspirito ficou mais sensível. Além disso, foi assassinada brutalmente. Sente tonturas, dores no peito e lembranças atormentam seu coração. As dores no peito são as sequelas do tiro que levou na encarnação passada.


Sempre há uma razão sábia para tudo que nos acontece. Através dessa novela aprendemos a lição do verdadeiro amor, da reencarnação e do Bem modificando as almas.



A experiencia de reencarnação imediata após a morte é rara, mas pode acontecer. Nos mundos mais evoluídos onde a matéria é mais leve, mais evoluída, esse processo é mais comum. A diferença entre o espírito e a matéria são mínimas.

Vamos refletir sobre lembranças de outra vida na cena em que Serena visita o túmulo de Luna(capítulo do dia 19 de outubro):
Serena emocionada desabafa com Rafael diante do túmulo de Luna:

"É como se eu estivesse lá dentro e aqui ao mesmo tempo".- explica.-Esse rosto faz parte de mim mesma também. "- Serena está confusa diante das lembranças e se ressente das sequelas deixadas pelo desencarne violento e do reencarne imediato. Suas emoções estão tumultuadas.

Julian,(Felipe Camargo) especializado em terapia de vidas passadas chegará em Roseiral e Serena descobrirá o véu do passado. Geralmente, o encontro ou o reencontro de pessoas pode ser determinado pelo destino. A Espiritualidade Maior facilita a aproximação das pessoas para um fim útil e pautado no Bem.
Serena conhecerá a verdade.


Geralmente, o espírito precisa de um tempo de repouso e preparo para outras encarnações. Quando desencarna o espírito fica perturbado e confuso. Precisa se adaptar à nova vida.

A volta de Luna foi um caso especial. Ela reencarnou imediatamente por amor à sua alma gemea. Não suportou sentir a dor do ser amado após sua partida e retornou à vida corpórea. Nesse caso, a Espiritualidade permitiu que Serena passasse por essa prova para que ensinasse o valor da humildade e do amor verdadeiro. Nada acontece por acaso! Tudo tem uma causa justa que nos levará ao aprendizado e à felicidade.

Rafael e Luna são almas gemeas, isto é, almas simpáticas. Vamos relembrar um capítulo do Livro dos Espíritos que explica o afeto das almas simpáticas:

386. Dois seres que se conheceram e se amaram podem encontrar-se noutra existencia corpórea e se reconhecerem?

"- Reconhecerem-se, não, mas serem atraídos um pelo outro, sim; e frequentemente as ligações íntimas, fundadas numa afeição sincera, não provém de outra causa.Dois seres se aproximam um do outro por circunstancias aparentemente fortuitas , mas que são resultado da atração de dois Espíritos que se buscam através da multidão.

386-a. Não seria agradável para eles se reconhecerem?

- Nem sempre. A recordação das existencias passadas teria inconvenientes maiores do que acreditais. Após a morte eles se reconhecerão e saberão em que tempo estarão juntos.

387. A simpatia tem sempre por motivo um conhecimento anterior?

- Não; dois Espíritos que tenham afinidades se procuram naturalmente, sem que se hajam conhecido como encarnados.

388. Os encontros que se dão algumas vezes entre certas pessas, e que se atribuem ao acaso, não seriam o efeito de uma espécie de relações simpáticas?

- Há,entre os seres pensantes, ligações que ainda não conheceis. O Magnetismo é a bússola dessa Ciência, que mais tarde compreendereis melhor.

392. Por que o espírito encarnado perde a lembrança do seu passado?

- O homem nem pode nem deve saber tudo; Deus assim o quer, na sua sabedoria. Sem o véu que lhe encobre certas coisas o homem ficaria ofuscado, como aquela que passa sem transição da obscuridade. Pelo esquecimento do passado ele é mais ele mesmo."

Atualmente, a terapia de vidas passadas tira o véu do esquecimento. Algumas pessoas curam traumas e fobias ao relembrar vidas passadas através de hipnose ou técnicas de relaxamento. A lei do progresso universal é sábia. A pesquisa no campo da reencarnação tem avançado bastante. Profissionais sérios trabalham com terapia de vidas passadas e conseguem resultados muito positivos. Tudo tem seu momento.

No entanto, cautela , prudência e bom senso. Se você deseja se submeter à regressão de vidas passadas procure um profissional capacitado para tal. A mente ainda é um mistério para o homem. Não faça terapia de vidas passadas apenas por curiosidade. Cuidado com charlatões que podem prejudicar seu psiquismo com técnicas absurdas e sem fundamento.

Acho muito importante a mensagem das novelas que tem a preocupação de levar o homem à reflexão de que não é só matéria. Ele tem uma essencia espiritual que é eterna. A morte é apenas uma passagem para outro estágio de consciencia.

Nós tivemos várias vidas e novas experiencias nos esperam para o aprendizado do Amor Maior, do Perdão e da Fraternidade.

Bibliografia: O Livro dos Espíritos, Allan Kardec, Tradução de J.Herculano Pires- Editora Lake, pág.161,162. Capítulo VII- Simpatias e Antipatias Terrenas.


Magnolia Francisca.



Sandra Cecília

 

Copyright © 2003-2009 Relax Mental
Sandra Cecília / Renato Augusto - Relax Mental - desde 13 de junho de 2003