Cinema - 08/11/2010
Nosso Lar



Titulo original: (Nosso Lar)
Lançamento: 2010 (Brasil)
Direção: Wagner de Assis
Atores: Renato Prieto , Fernando Alves Pinto , Othon Bastos , Paulo Goulart , Rosanne Mulholland
Duração: 102 min
Gênero: Drama
Status: em cartaz
"O filme Nosso lar, longa-metragem inspirado no livro homônimo de Chico Xavier, registrou a melhor estréia de um filme brasileiro desde o renascimento do cinema nacional nos anos 90. " (g1.globo.com)

André Luiz, médico (Renato Prieto) desencarna após uma cirurgia. Acorda no Umbral, um local escuro e tenebroso. O Umbral é como se fosse o Purgatório da religião Católica. No período em que André Luiz passa no Umbral reflete sobre suas atitudes.
Fiquei muito impressionada com a leitura do livro.Ganhei esse livro do meu pai há muitos anos. O livro me impressionou muito. Refleti bastante sobre o que é suicídio inconsciente, isto é, quando apressamos nosso desencarne através dos vícios, pensamentos e sentimentos negativos. Essas atitudes nos prejudicam e desequilibram nosso corpo físico e nosso períspirito.
O filme foi muito bem feito e observei a reação de algumas pessoas durante as cenas. As cenas de André Luiz no Umbral são muito fortes, mas a colônia Nosso Lar é um lugar muito bonito. Os efeitos especiais são maravilhosos.
 Até quem não é espírita poderá aprender muito com o filme e até manifestar interesse pela doutrina. Alguns saem do cinema tão incrédulos quanto antes.
Um homem de 45 anos saiu do cinema e refletiu bastante sobre o seu vício do fumo. Pode despertar medo e muita dúvida em algumas pessoas que não são espíritas. Sugiro que leiam o livro Nosso Lar. O livro responderá algumas questões sobre o roteiro do filme. Geralmente, as pessoas saem emocionadas.
Além do filme, costumo sentir a energia do cinema durante a filmagem. Uma sensação muito boa me deu a certeza de que a Espiritualidade Maior estava no cinema. Você sai com uma sensação boa de leveza , encanto e fé no futuro. Sai com a certeza de que a reforma íntima é a certeza de uma boa vida e, também uma boa morte. Fazer o Bem atrai o concurso da Espiritualidade Maior.
 O filme passa fielmente a mensagem de André Luiz. Poderia ter tido maiores explicações sobre o pós- morte, o umbral. No entanto, acho que atingiu o fim a que se determinou: a vida eterna, a reencarnação. É um bom começo para os filmes espíritas.
 Chico Xavier continuará sempre entre nós com suas lindas mensagens de amor e esperança.
Li muitos e muitos comentários sobre o filme em variados sites da Internet. Algumas pessoas comentaram que o filme tem o roteiro fraco. Outras que está bem diferente do livro.
Através das críticas, o cinema brasileiro vai cada vez mais melhorar e progredir.
Ir ao cinema pode ser muito mais do que diversão ou emoção. Através de Nosso Lar você pára para pensar no que está fazendo da sua vida. E, que mesmo que a gente não pense nela a Morte virá um dia.


Sandra Cecília

 

Copyright © 2003-2009 Relax Mental
Sandra Cecília / Renato Augusto - Relax Mental - desde 13 de junho de 2003