Entrevistas - 28/05/2011
Entrevista com a Doutora Luci- veterinária






"Os animais são nossos irmãos menores." afirmou o grande médium Chico Xavier. Os animais são nossos companheiros e merecem carinho e respeito. Podem colaborar para a cura de várias doenças psicológicas como: depressão, ansiedade, problemas cardíacos.Ter um animalzinho de estimação pode acrescentar muito à sua vida, mas é necessários alguns cuidados.
Contamos com a presença em nosso site da Doutora Luci, veterinária residente em Guaratinguetá-SP.Conheça dicas preciosas de como escolher e tratar seu animalzinho de estimação:

Relax Mental: - Dr.a Luci, como escolher um bichinho de estimação adequado? Ex: uma criança deseja um gato, mas mora em apartamento. Seria um bichinho adequado para um apartamento?

Nunca devemos dar um animal à uma criança, como se ela ganhasse um brinquedo e fizesse o que bem entender. Animais devem entrar numa família, como mais um componente, onde receberá carinho, cuidados e atenção de todos. As raças melhores para apartamento é o Persa, por ser mais tranquilo, mas todos merecem a nossa atenção.

R.M: - Qual é a raça de cão mais apropriada para uma criança, a mais dócil?

Todos os cães são apropriados, dependendo de como são tratados. Se não ficarem o tempo todo presos à uma corrente e forem tratados com muito carinho, ficarão dóceis. Nos cães de grande porte, o que acontece, é que quando brincam, acabam derrubando o dono, sem querer.

R.M:E se a pessoa quiser um cão de guarda, mas mora em uma casa com um quintal pequeno? Como ele deverá escolher o cão apropriado para guardar uma casa?

O tamanho do cão deve ser proporcional ao tamanho do quintal, pois ele precisa de espaço para correr, brincar. Não deve se sentir preso, sufocado.

R.M: As pessoas não param muito tempo em casa, trabalham e estudam à noite. No entanto, desejam ter um bichinho de estimação. Como escolher um bichinho que seja fácil de ser cuidado e possa ficar sozinho?

Pessoas que não param em casa, melhor não ter nenhum animal de estimação, pois este se sentirá sozinho, principalmente os cães que sentem muita solidão e acabam uivando o tempo todo, pela falta dos seus donos. Nesse caso, o melhor é ter um aquário.


R.M: Infelizmente, algumas pessoas maltratam e envenenam gatos. Há alguma lei que protege os animais?

Temos sim, a Lei 9605/98 - Artigo 32. Denunciem!

Qual a raça de gato mais adequada para ser criada em apartamento?

Como já citei, o Persa é o mais tranquilo, mas todos podem ser criados em apartamento. Adote um filhote de rua e ele será sempre muito afetuoso e agradecido.

R.M: Os gatos siameses tem um comportamento diferente das demais raças?

Os gatos de raça geralmente são mais sensíveis.

R.M: O que dizer dos gatinhos viralatas?

Excelentes, são mais resistentes, brincalhões, amorosos e amigos.

R.M: Dizem que os gatos só se apegam à casa em que moram e não se apegam aos donos. Boato ou fato?

Boato! E por esse boato é que os deixam sozinhos, sem dar a atenção necessária. Trate-os com carinho e atenção, brinquem e conversem com eles, e verão como se apegam aos donos.

R.M- Os gatos pretos trazem má sorte?

Ao contrário.De acordo com estudos holísticos, os gatos absorvem toda a energia negativa que está na casa. Portanto, se alguém tiver gatos pretos em casa, considere-se de sorte, pois as energias dessa casa estarão excelentes.

R.M:- Os gatos transmitem o vírus da toxoplasmose? O que é a toxoplasmose e como ela pode ser evitada?

O gato só transmite toxoplasmose, se este estiver infectado, seja por comer carne crua ou então pelas ruas comendo o que estiver na sua frente. Gato bem cuidado, saudável, não transmite.

R.M:- Vivemos atualmente num mundo violento e apressado. Acha que os animais de estimação nos ajudam a viver com mais saúde mental? Por que?

Porque com eles aprendemos como amar sem pedir nada em troca, nos alegram e nos dão carinho o tempo todo. São nossos companheiros até a morte.

Quero aqui deixar alguns lembretes:

1 - com cães..... trate-os sempre com carinho e atenção. Nâo os deixem sozinhos abandonados no fundo de um quintal ou acorrentados. Os animais sentem tudo o que os humanos sentem, como: solidão, tristeza, alegria, medo, frustração, decepção, vergonha, dor, rejeição, abandono e também ridicularizados. Roupas, lacinhos, fitinhas, etc... só os encomodam. Machos com muitos enfeites ou tosa, parecendo fêmeas, isso os humilha. Passeie com eles. Cães novinhos são como crianças, querem afeto, conforto e muitas brincadeiras, portanto devemos ter muita paciência com eles. Jamais deixar uma criança apertar um cãozinho o tempo todo no seu colo, puxar o rabo ou outra coisa que o machuque ou o deixe impaciente.

Com dois meses de idade, levá-lo numa clínica veterinária para vacinação, instruções e outros cuidados que forem necessário.Filhotes choram a falta da mãe e vice-versa. Jamais separá-los antes dos dois meses de vida.Cães velhos, estes, merecem toda a nossa atenção, pois já nos deram muitas alegrias e agora merecem todo o nosso cuidado. Ao final da vida,a única coisa que eles desejam é estar juntos do seu dono, recebendo a atenção e carinho que merecem. Nâo os abandonem! Nâo os deixem na solidão!

(*) Percebam seus animais. O olhar está triste? Ele fica uivando? Chora demais? Você o está tratanto bem? Não o está deixando sozinho demais? Não éstá o abandonado no fundo do quintal sem ver ninguém? Tem cães que ficam bravos demais porque são esquecidos na corrente.

(*) Cães precisam de boa alimentação, muita água fresca, sol e casinha forrada no inverno e sombra no verão. Corrente..... NÃO!
2 - com gatos.... trate-os sempre com carinho, atenção, conversem com eles. Levem à Clínica Veterinária para vacinação, pois gato bem cuidado, não transmite nenhuma doença.Boa alimentação e água sempre fresquinha, sempre os deixarão saudáveis e satisfeitos.
Quero esclarecer aqui que aquele rom-rom que eles fazem quando estão no nosso colo, não é asma ou qualquer outra doença e sim uma grande satisfação em estar junto ao dono. Outra coisa muito importante, quando os donos brincam com os gatos, estes ficam alegres e curtem a brincadeira, só que as patinhas tem dedos e estes tem unhas, que às vezes nos arranham.Aí determinadas pessoas, por pura ignorância, falam que gatos são traiçoeiros e ,na verdade, eles não sabem controlar isso. Caso haja arranhões nessas brincadeiras, devemos lavar bem e desinfetar área afetada. Jamais bater em um gato. Caso isso aconteça ele nem saberá, porque está apanhando. Filhotes devem estar sempre quentinhos e jamais tirá-los da mãe antes dos dois meses de vida.

(*) Se você tem uma fêmea e não quer que tenha filhotes, leve-a à uma clínica para cirurgia (histerectomia). Muitas pessoas não se importam com isso e, logo depois da cria, os jogam na rua, como se joga um saco de lixo. Isso é uma crueldade muito grande tanto com a mãe quanto com os filhotes.
OS ANIMAIS SÃO NOSSOS MELHORES AMIGOS...... SEMPRE!

TODOS OS SERES VIVOS MERECEM O NOSSO RESPEITO.

Contato:

Dra.Luci.


Obrigada, Luci, pela sua presença em nosso site, falando um pouco sobre os animais de estimação.


Sandra Cecília

 

Copyright © 2003-2009 Relax Mental
Sandra Cecília / Renato Augusto - Relax Mental - desde 13 de junho de 2003